http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/reino-unido/programa-aprofundando-a-analise-da-docencia-e-liderando-a-aprendizagem
*09 / 02 /2011 - Programa leva profissionais da Educação para Inglaterra *
*BRASIL, Brasília* - Foi lançado nesta terça-feira, 8, o novo programa
de cooperação internacional Aprofundando a Análise da Docência e
Liderando a Aprendizagem. A iniciativa, fruto da parceria da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Instituto
de Educação da Universidade de Londres (IOF), tem como foco a qualidade
da formação de educadores que atuam na educação básica e dos professores
que qualificam esses profissionais. As inscrições vão até o dia 24 de março.
A Capes pretende com a parceria oferecer aos professores da educação
básica a oportunidade de aperfeiçoamento profissional por ações de
cooperação internacional, uma estratégia já adotada com sucesso na
qualificação de docentes e pesquisadores da pós-graduação.
O programa prevê a seleção de até 45 participantes e é composto pelos
módulos Aprofundando a Análise da Docência (Understanding Teaching - UT)
e Liderando a Aprendizagem (Leading Learning - LL). Ambos têm a carga
horária de 30 créditos, o que corresponde a um módulo do curso de
mestrado da Universidade de Londres.
A Capes financiará recursos financeiros destinados a custear as despesas
com hospedagem, alimentação e deslocamento interno na etapa
internacional do programa de capacitação. Também será custeado seguro
saúde, auxílio deslocamento terrestre nacional e passagem aérea, além do
pagamento das taxas escolares.
O IOF também é parceiro da Capes na coordenação do Programa de Ensino de
Inglês como Língua Estrangeira
<http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/reino-unido/programa-ensino-de-ingles-como-uma-lingua-estrangeira>,
que promove a capacitação de professores da rede pública de educação
básica brasileira na Inglaterra. Ambos são coordenados pela Diretoria de
Relações Internacionais (DRI) da Capes.
Acesse o edital
<http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/reino-unido/programa-aprofundando-a-analise-da-docencia-e-liderando-a-aprendizagem>.
Fonte: Capes
Our Group - United English Teachers - é um espaço destinado a troca de experiências, materiais, links, dicas, enfim, um local de encontros...
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Congreso Mundial de Profesores de Español
El Instituto Cervantes, con motivo de su 20.º aniversario, convoca el Congreso Mundial de Profesores de Español, que se celebrará los días 21 y 22 de noviembre de 2011. El Congreso incluirá conferencias y actividades en línea, así como video-comunicaciones y una feria profesional.
Los objetivos de este congreso son los siguientes:- poner en valor la figura del profesional de la enseñanza de la lengua española;
- analizar los retos de la profesión;
- divulgar los avances y promover la innovación e investigación en lingüística aplicada y en didáctica de la lengua.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Cursos à distância disponibilizados pela prefeitura de Santos
Olá amigos!
Veja os cursos à distância disponibilizados pela prefeitura de Santos:
Abaixo envio as informações sobre os cursos de fevereiro, mas, por favor, leia toda a introdução antes de realizar sua inscrição.
1- É necessário ser cadastrado no ambiente. Se você ainda não se cadastrou, acesse e clique em "cadastre-se". Preencha a ficha que te será apresentada com dados corretos e completos e aguarde a confirmação de cadastro que te será enviada por e-mail. Responda a essa mensagem clicando no link que será enviado OU copie o endereço e cole numa nova página da internet. Você já estará cadastrado e poderá se inscrever no curso de sua preferência.
Observações importantes:
# entre em contato comigo, caso a mensagem de confirmação não chegar. Use o endereço sandragcarvalho-seduc@santos.sp.gov.br ou comunique-se aqui pelo grupo.
# NÃO faça seu cadastro mais de uma vez.
# Não serão efetivadas as inscrições das pessoas cujo cadastro esteja incompleto.
Você encontra mais informações sobre a nova versão do TelEduc acessando
http://www.youtube.com/watch?v=dohcfEMyxX8www.egov.santos.sp.gov.br/eadpms
Observações importantes:
# entre em contato comigo, caso a mensagem de confirmação não chegar. Use o endereço sandragcarvalho-seduc@santos.sp.gov.br ou comunique-se aqui pelo grupo.
# NÃO faça seu cadastro mais de uma vez.
# Não serão efetivadas as inscrições das pessoas cujo cadastro esteja incompleto.
Você encontra mais informações sobre a nova versão do TelEduc acessando
2- Perceba que a maioria dos cursos permanecerá aberto para inscrições por apenas 1(um) dia. Após o encerramento das inscrições não é possível inscrever mais nenhum candidato. O site fica aberto 24h por dia. Seja esperto(a) e faça sua inscrição assim que o dia virar ou nas primeiras horas da manhã. Assim terá mais chances de ser aceito(a).
3- Só é possível realizar 2 cursos concomitantes, portanto, pense bem no tema que melhor se adequa ao seu perfil antes de fazer sua inscrição.
4- Ao final de cada curso será pedida a ATT – Atividade de Conclusão de Curso. Essa atividade é obrigatória.
5- Certificação: receberá o certificado quem realizar o mínimo de 75% das atividades pedidas e a ATT. O certificado é enviado por e-mail.
Cursos com inscrições abertas no mês de fevereiro
Música e Direitos Humanos: Notas pela Liberdade
Formação: Professora Yvie Favero
Inscrição: somente dia 10 de fevereiro
Início do curso: 11 de fevereiro
Público Alvo: Professores da rede municipal de Santos e, havendo vagas, os das demais redes e interessados no tema
Número de Vagas: 75
Carga Horária: 60h
Formação: Professora Yvie Favero
Inscrição: somente dia 10 de fevereiro
Início do curso: 11 de fevereiro
Público Alvo: Professores da rede municipal de Santos e, havendo vagas, os das demais redes e interessados no tema
Número de Vagas: 75
Carga Horária: 60h
O curso refletirá sobre os direitos fundamentais dos cidadãos por meio de canções do repertório brasileiro, versando pelos temas: música, direito, cidadania, cultura e etnia.
Unidades que serão trabalhadas:
1- Música brasileira e suas influências
2- A história cantada em samba enredos
3- Música e saúde
4-Educação com qualidade: escola pública ou privada?
5- Direito ao Trabalho e à aposentadoria
6- Ser idoso no Brasil: desafios para o envelhecimento
7- Desafios no Brasil Contemporâneo
Unidades que serão trabalhadas:
1- Música brasileira e suas influências
2- A história cantada em samba enredos
3- Música e saúde
4-Educação com qualidade: escola pública ou privada?
5- Direito ao Trabalho e à aposentadoria
6- Ser idoso no Brasil: desafios para o envelhecimento
7- Desafios no Brasil Contemporâneo
Ler em Inglês: Estratégias Facilitadoras
Formação: Professora Patrícia Ferraz
Inscrição somente dia 11 de fevereiro
Início do curso: 14 de fevereiro
Público Alvo: Professores da rede municipal de Santos e havendo vagas, professores das demais redes, estudantes do ensino superior e demais interessados que necessitam ler textos em inglês para fins acadêmicos.
Vagas: 75
Carga Horária: 60h
Formação: Professora Patrícia Ferraz
Inscrição somente dia 11 de fevereiro
Início do curso: 14 de fevereiro
Público Alvo: Professores da rede municipal de Santos e havendo vagas, professores das demais redes, estudantes do ensino superior e demais interessados que necessitam ler textos em inglês para fins acadêmicos.
Vagas: 75
Carga Horária: 60h
O curso tem por objetivo apresentar estratégias de leitura que possam ser utilizadas para melhor compreensão de textos variados em Inglês, de forma a que o leitor desperte seu interesse pelo idioma e adquira segurança, à medida que suas possibilidades de compreensão vão se ampliando.
Temas a serem trabalhados:
1- Estrangeirismo, anglicismos, cognatos e falsos cognatos
2- Dicas tipográficas, palavras-chaves, predição, conhecimento prévio
3- Skimming, scanning, identificação do Tópico Frasal, Uso do Dicionário
4- Referência Contextual, Elementos de Conexão Contextual
5- Imperativo para Instruções
6- Noções de Tempos Verbais
Temas a serem trabalhados:
1- Estrangeirismo, anglicismos, cognatos e falsos cognatos
2- Dicas tipográficas, palavras-chaves, predição, conhecimento prévio
3- Skimming, scanning, identificação do Tópico Frasal, Uso do Dicionário
4- Referência Contextual, Elementos de Conexão Contextual
5- Imperativo para Instruções
6- Noções de Tempos Verbais
A Ação Educacional e os Direitos Humanos
Formação: professora Tânia MagriniInscrição somente dia 14 de fevereiro
Início do curso: 17 de fevereiro
Púbico Alvo: Professores da rede municipal de Santos e, havendo vagas, os das demais redes e interessados no tema
Vagas: 75
Carga Horária: 60h
Formação: professora Tânia MagriniInscrição somente dia 14 de fevereiro
Início do curso: 17 de fevereiro
Púbico Alvo: Professores da rede municipal de Santos e, havendo vagas, os das demais redes e interessados no tema
Vagas: 75
Carga Horária: 60h
O curso promoverá discussões acerca dos artigos do ECA e da Declaração Universal dos Direitos Humanos em relação à certos assuntos como trabalho infantil, segurança e proteção das crianças e a educação no Brasil.
Temas a serem estudados:
1- A história por trás da Declaração dos Direitos Humanos
2- Trabalho infantil
3- Proteção e segurança
4- Educação e Conhecimento
5- Conselhos Tutelares
Temas a serem estudados:
1- A história por trás da Declaração dos Direitos Humanos
2- Trabalho infantil
3- Proteção e segurança
4- Educação e Conhecimento
5- Conselhos Tutelares
A Competição e Cooperação na Educação Física Escolar
Formação: Professora Fernanda Chiandotti
Inscrição de 16 a 20 de fevereiroinício do curso: 21 de fevereiro
Público Alvo: Somente professores de Educação Física da rede municipal de Santos e havendo vagas, os professores de educação física das outras redes e estudantes de Educação Física.
Vagas: 75
Carga Horária: 60h
Formação: Professora Fernanda Chiandotti
Inscrição de 16 a 20 de fevereiroinício do curso: 21 de fevereiro
Público Alvo: Somente professores de Educação Física da rede municipal de Santos e havendo vagas, os professores de educação física das outras redes e estudantes de Educação Física.
Vagas: 75
Carga Horária: 60h
O curso promoverá a discussão sobre os fundamentos da cooperação e da competição no ambiente escolar, valorizando a cultura da cooperação como componente essencial do processo de formação humana, fundamentado em uma ação-educativa, visando eliminação da exclusividade da competição nas aulas de educação física escolar.
Temas a serem trabalhados:
1- Fundamentos da cooperação na Educação Física Escolar-
2- A importância da dança circular na Educação Física Escolar
3- Fundamentos da competição na Educação Física Escolar
4- Os prós e contras dos jogos Competitivos na idade Escolar
5- Os prós e contras dos jogos Cooperativos e Competitivos na Educação Física Escolar.
1- Fundamentos da cooperação na Educação Física Escolar-
2- A importância da dança circular na Educação Física Escolar
3- Fundamentos da competição na Educação Física Escolar
4- Os prós e contras dos jogos Competitivos na idade Escolar
5- Os prós e contras dos jogos Cooperativos e Competitivos na Educação Física Escolar.
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