Os Centros de Estudos de Línguas da Secretaria oferecem cursos gratuitos de espanhol, francês, italiano, japonês e alemão para estudantes da rede estadual
Os Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Secretaria de Estado da Educação estão com inscrições abertas para os cursos de idiomas do segundo semestre deste ano. São oferecidos cursos gratuitos de espanhol, francês, italiano, japonês e alemão. As vagas são para estudantes da rede estadual que estejam cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou supletivo. Os interessados devem se inscrever em um dos 97 CELs do Estado até o final de julho (a relação das unidades com os respectivos contatos está disponível no site http://cenp.edunet.sp.gov.br/CEL/Default.asp).
"O CEL oferece ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um terceiro idioma, o que aumenta suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.
Leonardo Henrique Cardoso Silva, 17 anos, que cursou alemão no CEL da Escola Estadual Professor Amadeu Olivério, em São Bernardo do Campo, hoje colhe bons frutos de sua formação. Ele embarca neste sábado (10/07) para a Alemanha, onde fará, gratuitamente, um curso de três semanas específico para jovens de 14 a 17 anos. O estudante ganhou a bolsa integral após atingir a nota máxima (60 pontos) no nível Fit in Deutsch 1 (nível básico para alunos a partir dos 10 anos de idade) do exame de proficiência aplicado pelo Instituto Goethe e participar de um sorteio entre os estudantes que obtiveram conceito ótimo nas provas.
Leonardo fará o curso em Schloss Gebesee, uma antiga propriedade senhorial, próxima de Erfurt, a capital do Estado da Turíngia, e terá aulas de três a quatro horas diárias com estudantes de todo o mundo. Os alunos ficarão hospedados no castelo Gebesee.
Fiquei muito feliz por ter atingido a nota máxima e também por ter ganho a bolsa integral para o curso na Alemanha. É uma excelente oportunidade e quero aproveitar ao máximo, conta Leonardo. O adolescente se interessou pela língua alemã por influência de uma tia materna que morou na Áustria durante muito tempo e hoje vive em Barcelona. Minha tia plantou essa semente em mim e o CEL me ajudou no domínio do idioma, que ampliou meus horizontes culturais e minhas possibilidades profissionais.
Sobre os CELs
Atualmente, a Secretaria mantém 97 CELs em todo Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 16 na Região Metropolitana e 61 em cidades do interior. No total, são atendidos mais de 58 mil alunos nos em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CELs neste ano). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano (divido em dois semestres com 120 horas de aula), os demais cursos têm duração de três anos, divididos em seis semestres, totalizando um total de 480h/aula.
São Paulo, 8 de julho de 2010.
Our Group - United English Teachers - é um espaço destinado a troca de experiências, materiais, links, dicas, enfim, um local de encontros...
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Comissão Fullbright oferece bolsas de estudo para os anos de 2011-2012
A Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil - Comissão Fulbright e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - abrem o processo de seleção para professores assistentes de língua portuguesa nos Estados Unidos nos anos de 2011-2012. A bolsa inclui estadia, alimentação, seguro saúde e passagens aéreas. Os bolsistas selecionados passarão nove meses em uma universidade americana e cursarão duas disciplinas por semestre, sendo uma delas estudos sobre os Estados Unidos, e outra de livre escolha - literatura, linguística e/ou metodologia de ensino.
O programa tem como objetivo incrementar o ensino da língua portuguesa em universidades norte-americanas e estreitar as relações bilaterais entre os Estados Unidos e o Brasil. Para participar do processo de seleção é preciso ter nacionalidade brasileira, possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou inglesa, ter proficiência em inglês, estar residindo no Brasil durante o processo seletivo, não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e ter pouca ou nenhuma experiência nos Estados Unidos. Professores da rede pública de ensino e ex-bolsistas do PROUNI terão prioridade. Além disso, é obrigatório retornar para o Brasil após o término da bolsa.
As inscrições estão abertas até 15 de julho de 2010. Mais informações e o formulário de inscrição no site: http://http://www.fulbright.org.br/
O programa tem como objetivo incrementar o ensino da língua portuguesa em universidades norte-americanas e estreitar as relações bilaterais entre os Estados Unidos e o Brasil. Para participar do processo de seleção é preciso ter nacionalidade brasileira, possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou inglesa, ter proficiência em inglês, estar residindo no Brasil durante o processo seletivo, não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e ter pouca ou nenhuma experiência nos Estados Unidos. Professores da rede pública de ensino e ex-bolsistas do PROUNI terão prioridade. Além disso, é obrigatório retornar para o Brasil após o término da bolsa.
As inscrições estão abertas até 15 de julho de 2010. Mais informações e o formulário de inscrição no site: http://http://www.fulbright.org.br/
quarta-feira, 7 de julho de 2010
CAMBRIDGE DAY 2010
CAMBRIDGE DAY 2010
Foreign Language Teachers Can Make a Difference:Leadership
Qualities vs. Management Skills
Being a language teacher is not just about teaching the present perfect passive or the future perfect progressive. One of the secrets of being an excellent teacher is to inspire our students and make a real difference to their lives by influencing them in a respectful way. In this session, we will look at the differences that makes this difference – in other words, we will define what we do and what qualities we need to develop in order to be able to create a ‘classroom culture that our students want to belong to’.
Teaching Teenagers – What On Earth Makes Them Tick?
Who would deny that success in the foreign language class depends to a large degree on meaningful tasks and the implementation of communicative teaching objectives? As teachers of teenagers, however, we often experience that the realization of such basic requirements are not enough if we really want to reach out to our students. In this session, a model will be presented that aims at the development of the students critical thinking skills and their interpersonal and intrapersonal intelligences.
Beyond materials, techniques and linguistic analyses: The role
of motivation, beliefs and identity
Following on from Earl Stevick's provocative claim that in the teaching and learning of a foreign language, success depends less on materials, techniques and linguistic analysis, and more on what goes on inside and between the people in the classroom, this paper investigates the significant role that our students' beliefs play in the foreign-language learning process. It will be proposed that students’ beliefs are guiding principles for their behaviour and that those beliefs create strong perceptual filters. In order to discuss the systemic dynamics of beliefs on the outcomes of the teaching / learning process, three specific questions will be examined:
Why do beliefs have such a powerful effect on students' learning?
How are beliefs formed and maintained?
What can teachers do, in a respectful and positive way, to help students make the best use of their beliefs to further their own learning?
Examples from classroom research projects with young and adult learners will be used.
Students’ attention span? Where has it gone?
Teachers often complain about students’ lack of concentration while psychologists stress the need for learners to focus their perception and attention in order to learn effectively. In this presentation, various suggestions will be made on how teachers can help students at primary and lower secondary level to extend their attention span and achieve significantly better results in language learning.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
REDEFOR: Pós Graduação para Professores USP-Unicamp-Unesp
Ótima oportunidade!
REDEFOR 2010-2011 abriu as inscrições para cursos de pós graduação a distância nas universidades da Usp, Unicamp e Unesp voltado para professores e profissionais na área de educação. Ao todo o programa REDEFOR 2010-2011 está oferecendo 30 mil vagas em cursos de especialização para professores da rede pública.
Aos interessados a primeira fase irá distribuir 10 mil vagas ainda este ano de 2010, na segunda fase ou etapa em 2011-2012 serão entregues mais 20 mil vagas para professores ou profissionais da área de educação pública de São Paulo.
Veja a seguir como será feita a distribuição de vagas:
UNICAMP: Cursos de Pós Graduação Professores Rede Pública REDEFOR
A universidade de Campinas terá em 2010-2011 4.050 vagas, já nos anos de 2011-2012 contará com mais 8 mil vagas disponíveis.
Educação Física;
História;
Física;
Matemática;
Língua Portuguesa
USP – Cursos de Pós Graduação REDEFOR
A outra universidade é a USP de São Paulo na qual irá oferecer em 2010-2011 4.060 vagas e outras 8.140 vagas na segunda etapa em 2011-2012.
Sociologia;
Biologia;
Ciências;
Gestão de Escola para Diretores;
Gestão de Rede Pública para Supervisores de Ensino;
UNESP – Cursos de Pós Graduação Professores REDEFOR
A UNESP tem disponível para 2010-2011 1.800 vagas em cursos e para 2011-2012 outras 3.950 ofertas em cursos de Pós Graduação para professores.
Geografia;
Arte;
Filosofia;
Química;
Língua Inglesa
O REDEFOR é voltado exclusivamente para educadores no qual terão oportunidade de realizar cursos de pós graduação a distância, capacitando profissionais da educação: Professores, Diretores, Supervisores do Ensino Fundamental – Ciclo 2 (5ª à 8ª série), e outros profissionais do Ensino Médio.
Os interessados em participar do REDEFOR terão opção de escolher entre os 16 cursos de especialização com duração de 360 horas (12 a 14 meses de curso).
O REDEFOR oferece oportunidades em cursos de especialização em docência especialmente para professores das 13 disciplinas do currículo e também cursos de Especialização em Gestão da Escola voltados para diretores. Outro curso é o de Gestão do Currículo especialmente para professores-coordenadores e especialização em Gestão da Rede Pública específicos para supervisores de ensino.
Quem deseja participar do REDEFOR terá que aguardar um pouco, os critérios para realizar as inscrições será divulgado em maio meio de resolução no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
REDEFOR 2010-2011 abriu as inscrições para cursos de pós graduação a distância nas universidades da Usp, Unicamp e Unesp voltado para professores e profissionais na área de educação. Ao todo o programa REDEFOR 2010-2011 está oferecendo 30 mil vagas em cursos de especialização para professores da rede pública.
Aos interessados a primeira fase irá distribuir 10 mil vagas ainda este ano de 2010, na segunda fase ou etapa em 2011-2012 serão entregues mais 20 mil vagas para professores ou profissionais da área de educação pública de São Paulo.
Veja a seguir como será feita a distribuição de vagas:
UNICAMP: Cursos de Pós Graduação Professores Rede Pública REDEFOR
A universidade de Campinas terá em 2010-2011 4.050 vagas, já nos anos de 2011-2012 contará com mais 8 mil vagas disponíveis.
Educação Física;
História;
Física;
Matemática;
Língua Portuguesa
USP – Cursos de Pós Graduação REDEFOR
A outra universidade é a USP de São Paulo na qual irá oferecer em 2010-2011 4.060 vagas e outras 8.140 vagas na segunda etapa em 2011-2012.
Sociologia;
Biologia;
Ciências;
Gestão de Escola para Diretores;
Gestão de Rede Pública para Supervisores de Ensino;
UNESP – Cursos de Pós Graduação Professores REDEFOR
A UNESP tem disponível para 2010-2011 1.800 vagas em cursos e para 2011-2012 outras 3.950 ofertas em cursos de Pós Graduação para professores.
Geografia;
Arte;
Filosofia;
Química;
Língua Inglesa
O REDEFOR é voltado exclusivamente para educadores no qual terão oportunidade de realizar cursos de pós graduação a distância, capacitando profissionais da educação: Professores, Diretores, Supervisores do Ensino Fundamental – Ciclo 2 (5ª à 8ª série), e outros profissionais do Ensino Médio.
Os interessados em participar do REDEFOR terão opção de escolher entre os 16 cursos de especialização com duração de 360 horas (12 a 14 meses de curso).
O REDEFOR oferece oportunidades em cursos de especialização em docência especialmente para professores das 13 disciplinas do currículo e também cursos de Especialização em Gestão da Escola voltados para diretores. Outro curso é o de Gestão do Currículo especialmente para professores-coordenadores e especialização em Gestão da Rede Pública específicos para supervisores de ensino.
Quem deseja participar do REDEFOR terá que aguardar um pouco, os critérios para realizar as inscrições será divulgado em maio meio de resolução no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
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