quinta-feira, 8 de julho de 2010

CELS ABREM INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE IDIOMAS NO SEGUNDO SEMESTRE

Os Centros de Estudos de Línguas da Secretaria oferecem cursos gratuitos de espanhol, francês, italiano, japonês e alemão para estudantes da rede estadual
Os Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Secretaria de Estado da Educação estão com inscrições abertas para os cursos de idiomas do segundo semestre deste ano. São oferecidos cursos gratuitos de espanhol, francês, italiano, japonês e alemão. As vagas são para estudantes da rede estadual que estejam cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou supletivo. Os interessados devem se inscrever em um dos 97 CELs do Estado até o final de julho (a relação das unidades com os respectivos contatos está disponível no site http://cenp.edunet.sp.gov.br/CEL/Default.asp).

"O CEL oferece ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um terceiro idioma, o que aumenta suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Leonardo Henrique Cardoso Silva, 17 anos, que cursou alemão no CEL da Escola Estadual Professor Amadeu Olivério, em São Bernardo do Campo, hoje colhe bons frutos de sua formação. Ele embarca neste sábado (10/07) para a Alemanha, onde fará, gratuitamente, um curso de três semanas específico para jovens de 14 a 17 anos. O estudante ganhou a bolsa integral após atingir a nota máxima (60 pontos) no nível “Fit in Deutsch 1” (nível básico para alunos a partir dos 10 anos de idade) do exame de proficiência aplicado pelo Instituto Goethe e participar de um sorteio entre os estudantes que obtiveram conceito ótimo nas provas.

Leonardo fará o curso em “Schloss Gebesee”, uma antiga propriedade senhorial, próxima de Erfurt, a capital do Estado da Turíngia, e terá aulas de três a quatro horas diárias com estudantes de todo o mundo. Os alunos ficarão hospedados no castelo Gebesee.

“Fiquei muito feliz por ter atingido a nota máxima e também por ter ganho a bolsa integral para o curso na Alemanha. É uma excelente oportunidade e quero aproveitar ao máximo”, conta Leonardo. O adolescente se interessou pela língua alemã por influência de uma tia materna que morou na Áustria durante muito tempo e hoje vive em Barcelona. “Minha tia plantou essa semente em mim e o CEL me ajudou no domínio do idioma, que ampliou meus horizontes culturais e minhas possibilidades profissionais.”


Sobre os CELs

Atualmente, a Secretaria mantém 97 CELs em todo Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 16 na Região Metropolitana e 61 em cidades do interior. No total, são atendidos mais de 58 mil alunos nos em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CELs neste ano). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano (divido em dois semestres com 120 horas de aula), os demais cursos têm duração de três anos, divididos em seis semestres, totalizando um total de 480h/aula.

São Paulo, 8 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário