sábado, 28 de maio de 2011

Pessoal, vejam que legal esse texto que a Vivi encontrou:

Pesquisando e refletindo sobre os desafios docentes na busca pelos letramentos digitais deparei-me com uma coleção disponibilizada pela Telefônica chamada Coleção Educarede Internet na Escola disponível em www.educarede.org.br   e selecionei um trecho da entrevista concedida por  Marcelo E. K. Buzato, “mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), consultor na área de Ensino a Distância e autor de material didático eletrônico para o ensino de línguas via Internet.”

EducaRede: Grande parte dos professores da rede pública ainda tem pouca familiaridade com o computador. Freqüentemente eles demonstram resistência em aprender. Como solucionar esse problema? Como tornar o uso do computador atraente para o professorado?       

Marcelo Buzato: Primeiro é preciso acabar com essa bobagem de que o computador vai substituir o professor. Eu sou daqueles que acham que se um professor pudesse ser substituído por um computador, ele mereceria que isso acontecesse (risos). Isso é bobagem. É necessário que o professor sinta que o computador é uma forma de ele se valorizar como profissional, como cidadão. No fundo, estamos falando de pessoas que, apesar de letradas para o contexto social tradicional, são semiletradas, como a maioria de nós, nos termos do que definimos como letramento digital. Como professores, eles estão numa posição privilegiada para se integrar a essas novas práticas, pois a base do letramento digital, que é o letramento alfabético, pode muito bem servir como ferramenta para avançar a passos mais largos do que seus alunos. Agora, tem de ter disposição e acesso a computadores e a pares mais competentes, senão fica muito difícil.
Viviane

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Queridos, vai ai uma dica:


O Centro de Tecnologia Educacional de Santos - CTE, por meio do Núcleo de Educação a Distância - NuED abre inscrições para o curso:
Produção Textual em Ambiente Digital: propostas para leitura e produção de textos

O objetivo do curso é oferecer espaços para que trabalhadores na Educação Básica e estudantes nos cursos de licenciatura possam refletir e debater sobre os processos de leitura e escrita na atualidade, afetados que são, pela dimensão digital, afim de compreender os efeitos das novas tecnologias nos modos de ser leitor e autor, bem como repensar de que modo podemos criar propostas pedagógicas que sustentem um posicionamento que valoriza, simultaneamente, a autonomia e a construção colaborativa são os principais objetivos deste curso.
Período de inscrições: de 25 à 27 de maio
Público Alvo: Professores, Pedagogos, Especialistas e Estudantes de Pedagogia e Licenciaturas.
Carga horária: 60 horas
Período do curso: de 31/05 à 19/07/2011.
Professora Responsável: Yvie Favero
Cronograma das atividades:
Ambientação - 31/05 a 06/06
U.T. I - INTRODUÇÃO - 07 a 13/06
O que é leitura? O que é interpretação? Como criar um texto?
U.T. II - LINGUAGEM - 14 a 20/06
As Tics como recurso para leitura, interpretação e produção de textos
U.T. III - LINGUAGEM E AUTORIA - 21 a 27/06
Recursos midiáticos a favor da aprendizagem: Possibilitar aos estudantes um repensar sobre as concepções de linguagem e autoria que embasam suas práticas
U.T. IV - AUTORIA EM SITES, BLOGS: COMO USAR AS MÍDIAS Planejamento de aulas de leitura e interpretação de texto - 28/06 a 09/07
Atividade de Conclusão de Curso - 28/06 a 10/07
Criação e divulgação de blog escolar e/ou webquest
Avaliação - 06 a 19/07
Avaliação do curso e formadora, auto-avaliação.
Instruções de como se inscrever:

1- O candidato a uma vaga deve ser cadastrado no nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem. Se você ainda não se cadastrou acesse www.egov.santos.sp.gov.br/eadpms > cadastre-se. Aguarde e
RESPONDA a mensagem de confirmação de cadastro que te será enviada.

2- Após responder a mensagem de confirmação de cadastro ou se já é cadastrado, acesse www.egov.santos.sp.gov.br/eadpms > cursos com inscrições abertas e proceda a sua inscrição.

3- No dia 31 de maio serão analisadas as inscrições e
TODOS os inscritos receberão e-mail informando se foram ou não aceitos no curso.

Estou a disposição para maiores esclarecimentos

Att

Sandra Maria Gonçalo de Carvalho
sandragcarvalho-seduc@santos.sp.gov.br
NuED - Núcleo de Educação a Distância
(13) - 3232 5876 - ramal 30
MSN: smgcarvalho@hotmail.com