quarta-feira, 19 de outubro de 2011

JORNADA APEESP E ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA


NO SÓLO PRETEXTO: REFLEXIONES EN TORNO A LA LECTURA

Prof. Dr. Fernanda Castelano Rodrigues*

Prof. Dr. Elzimar Goettenauer de Marins**

*Fernanda Castelano Rodrigues es docente del Área de Lengua Española y sus Literaturas en el Departamento de Letras de la Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doctora en Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana) por la Universidade de São Paulo. Miembro fundadora de la COPESBRA.
**Elzimar Goettenauer de Marins Costa es docente del Área de Lengua Española de la Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doctora en Letras Neolatinas por la Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Miembro fundadora de la COPESBRA.


Desde hace mucho se discute el uso del texto en la enseñanza-aprendizaje de lengua materna y lengua extranjera: se dice que suele ser pretexto para enfocar en la gramática y el léxico; por otra parte, se cuestionan las actividades de lectura que no van más allá de la identificación de informaciones explícitas. Ante los cuestionamientos, ¿qué hacer con el texto? Hay diferentes posibilidades de explotarlo en clase, que no se excluyen, al contrario, se complementan. En esta jornada pedagógica vamos a presentar y comentar algunas pautas para la selección de textos y el trabajo de comprensión escrita, teniendo en cuenta la diversidad lingüística del español y diferentes concepciones de lectura.


FECHA: 05/11/2011
HORARIO: de 09:00 a 11:00

LOCAL: Avenida Professor Luciano Gualberto, 403, Prédio de Letras (sala a confirmar), Cidade Universitária - USP, São Paulo

PRECIO: GRATUITO PARA SOCIOS APEESP
¿Todavía no es socio? Envíe un mensaje para tesouraria.apeesp@gmail.com y asóciese. Precios: R$50,00 para profesores y R$15,00 para estudiantes.*
PRECIO PARA NO SOCIOS: R$ 50,00

Para inscribirse en esta Jornada, envíe un mensaje a secretaria.apeesp@gmail.com
¡Contamos con su participación!

La segunda ?Assembleia Geral Ordinária? será a las 11:30, en el mismo local de la Jornada. Es muy importante la presencia de los socios.
Convidamos a todos para o evento de francês que ocorrerá no auditório da Disal, em São Paulo, quinta, dia 27.out.2011, das 14h30 às 16h30, na Avenida Marquês de São Vicente, 182 (clique no endereço para visualizar o mapa). O local se encontra próximo ao metrô Barra Funda, em frente ao Forum Trabalhista, e conta com amplo estacionamento gratuito. Pedimos, se possível, confirmar presença através do e-mail eventos@disal.com.br ou em resposta a esta mensagem. Abaixo, detalhes do encontro:













« Former des acteurs sociaux capables de s’adapter aux changements.

Ligne Directe, une méthode pour l’enseignement du français aux adolescents. »



L’acteur social évolue dans différentes sphères : privée, publique, éducative, professionnelle. Dans ces différentes sphères, il est amené à réaliser des actions sociales (ou tâches) pour lesquelles il va devoir mettre en œuvre des compétences (notamment langagières). « Tout acteur social accomplit, dans une situation donnée, des actions pour lesquelles il mobilise stratégiquement les compétences dont il dispose en vue de parvenir à un résultat déterminé.» (CECRL). L’apprenant désormais considéré comme un acteur social devra donc être outillé langagièrement pour accomplir ces actions. La maîtrise des compétences nécessaires à l’accomplissement de ces actions sociales dans des contextes variés est, de ce fait, aujourd’hui un des objectifs majeurs de l’enseignement/apprentissage. L’enseignant se doit donc d’identifier les tâches que les apprenants pourront être amenés à accomplir dans leur nouvel espace linguistique et culturel et de déterminer les compétences nécessaires à leur réalisation afin de concevoir des situations d’apprentissage adaptées aux besoins des apprenants dans un cadre social et professionnel mais aussi relationnel et affectif.



A la fin : Présentation des nouvelles publications des éditions Didier





L´intervenante, Assma Boulaich, est diplômée en Lettres Modernes et en Didactique du Français Langue Etrangère de l'université Stendhal Grenoble III Enseignante-Formatrice sur l'utilisation des multimédias en classe de langue d'une part en Europe de l'Est puis en Turquie où elle a occupé les fonctions de Directrice des cours à l'Institut Français d'Istanbul en Turquie.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras que será realizado no dia 11 de novembro de 2011, na Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP, visa a promover um contexto para debates acerca da formação inicial e continuada de professores de Línguas Estrangeiras a partir de questões como multiletramentos, transculturalidade e multiculturalidade. Assim, nesta primeira edição do evento, o Seminário contará com uma mesa-redonda envolvendo nomes importantes na Linguística Aplicada. Também haverá apresentação de painéis e sessões de comunicação em busca de um diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes com vistas à reflexão sobre a formação.