quarta-feira, 21 de março de 2012


P
ROGRAMA CAPES - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LONDRES
ENSINO DE INGLÊS COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
EDITAL nº 009/2012
1 DA APRESENTAÇÃO
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no cumprimento das atribuições
conferidas pela Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992 e pelo Estatuto aprovado pelo Decreto nº 6.31, de 20 de
dezembro de 2007, torna público a seleção para o Programa Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
(
matéria, em especial, A Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, a Lei
Lei nº 12.465, de 12 de agosto de 2011. O Programa, com base no Memorando de Entendimento assinado
entre a CAPES e o Instituto de Educação de Londres, em julho de 2010, visa à valorização do magistério que
atua na rede pública e à melhoria de qualidade da educação básica brasileira.
Teaching of English as a Foreign Language), de acordo com as normas deste Edital e a legislação aplicável ànº 11.27, de 6 de fevereiro de 2006; e a
2 DOS OBJETIVOS
O programa visa à capacitação de docentes de Língua Inglesa, vinculados à rede pública de educação básica,
por meio de sua participação em programa de aperfeiçoamento em didática da Língua Inglesa no Instituto de
Educação da Universidade de Londres e tem como objetivos:
2.1. Promover a integração e a cooperação educacional, cultural e científica entre países parceiros, visando a
atender às políticas de governo que têm como foco a qualidade da formação de educadores que atuam na
Educação Básica;
2.2. Estender aos participantes dos programas de Educação Básica da Capes a oportunidade de
aperfeiçoamento profissional, por meio de ações de cooperação internacional.
2.3 Oferecer uma experiência
ensino de inglês; e
2.4 Estimular parcerias com professores ingleses visando a interações
países.
in-loco em história e cultura inglesa para que isso se torne parte do currículo doon line entre os professores dos dois
3 DOS REQUISITOS PARA CANDIDATURA
3.1 O candidato ao auxílio CAPES/IOE para o Programa
Ensino de Inglês como uma Língua Estrangeira
deverá atender aos seguintes requisitos:
3.1.1 Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade inglesa;
3.1.2 Possuir licenciatura em língua inglesa;
3.1.3 Comprovar vínculo com a rede pública de educação básica ou que está atuando em programa da
educação básica da Capes;
3.1.4 Ter proficiência em inglês, conforme item 4.4.10;
3.1.5 Estar residindo no Brasil durante o processo seletivo;
3.1.6 Não receber simultaneamente bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou inglesas
para o mesmo objetivo, sob pena do cancelamento do auxílio e ressarcimento dos valores já pagos,
monetariamente atualizados; e
2
3.1.7 Estar no efetivo exercício da docência em língua inglesa ou em metodologia, didática ou prática da
língua inglesa, quando participar do processo seletivo e ser servidor estável da União, do Estado ou do
Município.
3.2 É obrigatório o retorno do(a) beneficiário(a) ao Brasil após o término do auxílio. Em nenhuma hipótese
será concedida extensão do auxílio.
4 DAS CANDIDATURAS
4.1 As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do
formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos, dentro dos prazos estabelecidos no calendário
deste Edital, na página do Programa, disponível no endereço http://www.capes.gov.br.
4.2 A inscrição observará os seguintes procedimentos e regras:
4.2.1 A documentação complementar deverá ser incluída, obrigatoriamente, no ato do preenchimento
da inscrição na Internet, em arquivo eletrônico.
4.2.2 A inscrição da proposta implicará o conhecimento e a aceitação definitiva das normas e
condições estabelecidas neste Edital, das quais o proponente não poderá alegar desconhecimento.
4.2.3 As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do proponente, reservando-se à
CAPES o direito de excluí-lo do Programa se a documentação requerida for apresentada com dados parciais,
incorretos ou inconsistentes em qualquer fase, ou ainda fora dos prazos determinados, bem como se
constatado posteriormente serem aquelas informações inverídicas.
4.2.4 A CAPES não se responsabilizará por inscrição não recebida devido a fatores de ordem técnicacomputacional,
falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros
fatores que impossibilitem a transferência dos dados.
4.2.5 Não será acolhida inscrição condicional, extemporânea, por via postal, fax ou correio eletrônico,
ou apresentada unilateralmente.
4.3 No ato de inscrição, a documentação descrita a seguir deverá ser anexada e os formulários indicados
deverão ser preenchidos de maneira completa:
4.4 Documentação, em formato PDF, para candidatura:
4.4.1 Formulário de inscrição devidamente preenchido em inglês, disponível na página do Programa, no site
da CAPES;
4.4.2 Formulário de recomendação em modelo próprio, disponível no endereço
deverá ser preenchido pelo diretor da instituição ao qual o docente está vinculado;
4.4.3 Carta de apresentação assinada pelo representante legal da rede pública, Secretário de Educação
Estadual ou Municipal, à qual pertence o docente, indicando seu vínculo funcional e autorizando sua
participação no processo seletivo. O documento deve atestar que o candidato será liberado para desenvolver as
atividades previstas no programa, caso venha a ser selecionado;
4.4.4 Redação em inglês, com 1500-2000 palavras sobre o tema:
(pedagogical or linguistic, or both) might assist the English Language teacher? If so, in what way? Discuss
with reference to a particular theory or theories.
www.capes.gov.br, queDo you believe that a knowledge of theory
4.4.5
4.4.6 Diplomas ou comprovantes de conclusão de graduação;
4.4.7 Diplomas ou comprovantes de conclusão de pós-graduação, lato ou
especialização, mestrado ou doutorado), quando se aplicar;
4.4.8 Histórico escolar do curso de graduação;
4.4.9 Histórico escolar de cursos de pós-graduação,
quando se aplicar;
4.4.10 Comprovante válido de proficiência na língua inglesa. Poderão ser apresentados os certificados do
of English as a Foreign Language
modalidade (
Curriculum Vitae, preferencialmente preenchido na plataforma Lattes no endereço http://lattes.cnpq.br;stricto sensu (aperfeiçoamento,lato ou stricto sensu, concluídos ou em andamento,Test(TOEFL), com o resultado mínimo de (500) / (173) / (59-60) pontos naPaper Based Test) / (Computer Based Test) / (Internet Based Test), respectivamente,
International English Language Test
English (
– IELTS (mínimo de 5,0 pontos), ou Certificate of Proficiency inCPE), todos com validade de cinco anos.
3
5 DO APOIO FINANCEIRO
5.1 A etapa internacional do programa será desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade de
Londres e prevê a seleção de até 30 participantes. O período de imersão internacional terá duração de 5
(cinco) semanas, quando serão realizados um curso de nivelamento em língua inglesa (2 semanas) e um curso
de capacitação (3 semanas).
1. Concluída a etapa internacional, os beneficiários do auxílio capacitação retornarão ao Brasil e terão
um prazo de 2 (duas) semanas para apresentar relatório final das atividades desenvolvidas durante a estada no
Instituto de Educação de Londres.
A avaliação do beneficiário(a) no programa de capacitação basear-se-á em seu desempenho no curso de
capacitação e no projeto de trabalho apresentado e será realizada pelos professores do Instituto de Educação
da Universidade de Londres.
O auxílio capacitação inclui os benefícios abaixo relacionados para o programa no Reino Unido:
5.1.1 Auxílio Capacitação destinado a custear as despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento
interno na etapa internacional do Programa de Capacitação no valor £910,00 (novecentos e dez libras);
5.1.2 Seguro saúde, no valor de £ 50,00/mês;
5.1.3 Auxílio deslocamento terrestre nacional, quando for o caso, e passagem aérea nacional e internacional de
ida e volta em classe econômica promocional;
5.1.4 Pagamento de Taxas Escolares.
6 DAS OBRIGAÇÕES
6.1 DOS SELECIONADOS
O candidato selecionado obriga-se a:
6.1.1 Dedicar-se integralmente ao cumprimento do plano de atividades;
6.1.2 Enviar declaração comprometendo-se a compartilhar o conhecimento didático-pedagógico adquirido no
Programa de Capacitação com outros docentes da rede;
6.1.3 Buscar autorização formal junto às autoridades competentes para afastamento do país durante a etapa
internacional do Programa de Capacitação, que deverá ser publicada no Diário Oficial da União, do Estado ou
do Município, conforme o caso;
6.1.4 Providenciar passaporte, atestados de vacinas eventualmente exigidos e demais documentos necessários
à viagem internacional. Os custos para emissão do passaporte são de responsabilidade do beneficiário do
auxílio capacitação;
6.1.5 Apresentar projeto de trabalho, redigido nas línguas portuguesa e inglesa, a ser desenvolvido em escolas
públicas no Brasil, aplicando os conhecimentos adquiridos. O projeto de trabalho será supervisionado por
professores do Instituto de Educação da Universidade de Londres, designados por essa Instituição. Durante
este período, os participantes comunicar-se-ão com seus professores por meio de correio eletrônico. O
documento final deverá ser apresentado em duas (2) versões – português e inglês;
6.1.6 Apresentar à Capes, no prazo de até 30 (trinta) dias do retorno ao Brasil, relatório descritivo das
atividades desenvolvidas no Instituto de Educação da Universidade de Londres, bem como da imersão cultural
na história e cultura inglesa; e
6.1.7 Ressarcir a CAPES todo o investimento realizado com o programa de capacitação, na eventualidade de
ocorrência de revogação da concessão, motivada por ação ou omissão dolosa ou culposa do bolsista;
6.2 DAS OBRIGAÇÕES DA CAPES
6.2.1 Financiar o transporte nacional e internacional, o auxílio capacitação e o seguro saúde dos selecionados;
e
6.2.2 Efetuar o pagamento de taxas escolares na instituição de destino.
4
6.3 DAS OBRIGAÇÕES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LONDRES
6.3.1 Formular e ministrar os cursos de nivelamento em língua inglesa, quando for o caso, e de capacitação
que serão oferecidos no Instituto de Educação da Universidade de Londres;
6.3.2 Emitir carta aos candidatos selecionados para apresentação no serviço de imigração inglês;
6.3.3 Orientar o projeto de trabalho que será desenvolvido na etapa nacional do Programa pelos beneficiários;
6.3.4 Apresentar relatório final com a avaliação das atividades desenvolvidas pelos beneficiários;
6.3.5 Apresentar relatório final com a avaliação do projeto de trabalho a ser desenvolvido em escolas públicas
no Brasil, aplicando os conhecimentos adquiridos no Programa;
6.3.6 Emitir certificado de conclusão dos cursos de nivelamento em língua inglesa
capacitação; e
6.3.7 Enviar à CAPES as faturas das taxas escolares, discriminadas por beneficiário.
, quando aplicável, e de
7
DA SELEÇÃO
Para avaliação das candidaturas, será constituído um comitê de seleção com membros da CAPES (Diretoria de
Relações Internacionais e Diretoria de Educação Básica Presencial) e do Instituto de Educação da
Universidade de Londres. A seleção se desenvolverá em 4 (quatro) etapas de caráter eliminatório e
classificatório, conforme descrito a seguir:
7.1 Análise documental
Consiste no exame, por equipe técnica da CAPES, da documentação apresentada para a inscrição, bem como
do preenchimento integral e correto dos formulários
ou fora dos prazos estabelecidos serão canceladas, não havendo possibilidade de reconsideração.
7.2 Análise de Mérito
A análise de mérito será realizada por consultores
considerados os seguintes aspectos do(a) candidato(a): potencial de liderança, interesse em manter diálogo
com professores ingleses após o curso, visando à sua atualização permanente e comprometimento com a
disseminação do conhecimento adquirido e com a promoção do ensino de língua inglesa no Brasil.
7.3 Entrevistas
O comitê de seleção, com base nos pareceres dos consultores
suplentes a serem entrevistados pelos membros do Comitê conjunto CAPES e Instituto de Educação da
Universidade de Londres. A entrevista será realizada em língua inglesa e ocorrerá por meio de comunicação
telefônica. Seu propósito é avaliar a capacidade do candidato em justificar sua candidatura consoante seu
preparo acadêmico, articulação com a proposta apresentada e condições de adaptação a novas circunstâncias.
7.4 Reuniões conjuntas
A seleção final das candidaturas ocorrerá em reunião conjunta entre a CAPES e o Instituto de Educação da
Universidade de Londres, quando serão considerados o mérito das candidaturas e o interesse da agência
financiadora.
Serão selecionados até 30 (trinta) candidatos. A seleção basear-se-á nos pareceres dos consultores
desempenho na entrevista e no currículo dos candidatos. Esses tópicos terão pesos iguais e a eles serão
atribuídas notas conforme tabela abaixo;
. As inscrições incompletas, enviadas de forma indevida,ad hoc indicados pela CAPES. Na análise de mérito serãoad hoc, pré-selecionará até 30 candidatos e 10ad hoc, no
Nota Qualificação
4 Excelente
3 Muito Bom
2 Bom
1 Regular
0 Insuficiente
Em caso de empate de candidaturas durante a etapa da classificação final, será favorecido o candidato que
tiver obtido a maior pontuação na entrevista. Persistindo o empate, os critérios a serem utilizados serão a
pontuação obtida nos pareceres dos consultores
ad hoc, seguida pela pontuação obtida no Currículum Vitae.
5
7.4.1 A aprovação final das candidaturas será feita com base na disponibilidade orçamentária da agência.
7.4.2
divulgação do resultado final
Os resultados estarão sujeitos a recursos, que deverão ser dirigidos à CAPES no prazo de 5 dias da.
8 DA AVALIAÇÃO DO PROJETO
8.1. O Instituto de Educação da Universidade de Londres enviará à CAPES a avaliação dos participantes da
etapa internacional e do projeto de trabalho a ser desenvolvido na rede pública;
8.2. Ao final do programa de capacitação, o bolsista apoiado enviará à CAPES um relatório individual de sua
missão de estudo, contendo uma breve descrição das atividades realizadas, apreciação do impacto do curso
para o trabalho do docente em sala de aula e um projeto de trabalho sobre como o conhecimento adquirido
será repassado a outros profissionais de sua instituição ou aos alunos da escola onde trabalha.
9 DO CALENDÁRIO
Período Atividade prevista
Março de 2012 a abril 2012 Apresentação de candidaturas
Abril 2012 Análise documental/Análise de Mérito/Entrevista
Abril 2012 Divulgação do resultado do processo de seleção
Maio/Junho 2012 Atividades acadêmicas
Junho/Julho 2012 Desenvolvimento do Projeto Educacional no Brasil
10 DOS CASOS OMISSOS E DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Eventuais situações não contempladas neste edital serão decididas conjuntamente pela CAPES e pelo IOE, por
intermédio de consulta dirigida, exclusivamente para o endereço
poderá ser utilizado para o esclarecimento de dúvidas e para obtenção de mais informações.
teachingenglish@capes.gov.br, que também
11 DA COMUNICAÇÃO COM A CAPES
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Coordenação Geral de Cooperação Internacional – CGCI
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, 70040-020 - Brasília, DF
(61) 2022-6668
e-mail: teachingenglish@capes.gov.br
6
RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA CANDIDATURA
Documento
Forma de envio
Data Limite
dia/mês/ano
Check
Formulário de inscrição, em formato PDF
(item 4.4.1 do Edital)
Formulário on-line
20/04/2012
[ ]
Formulário de recomendação em português,
em formato PDF (item 4.4.2 do Edital)
Formulário on-line
20/04/2012
[ ]
Carta de apresentação, em formato PDF.
(item 4.4.3 do edital)
Formulário on-line
20/04/2012
[ ]
Redação em inglês, com 1500-2000 palavras,
em formato PDF (item 4.4.4 do edital)
Formulário on-line
20/04/2012
[ ]
Curriculum Vitae
4.4.5 do edital)
Formulário on-line
20/04/2012
[ ]
Diplomas ou comprovantes de conclusão de
graduação e Diplomas ou comprovantes de
conclusão de pós-graduação, quando se
aplicar; em formato PDF (itens 4.4.6 e 4.4.7
do edital)
Formulário on-line
20/04/2012
[ ]
Histórico escolar do curso de graduação; e
Histórico escolar de cursos de pósgraduação,
, em formato PDF (item
lato ou stricto sensu
ou em andamento, quando se aplicar; em
formato PDF (itens 4.4.8 e 4.4.9 do edital)
Formulário on-line
20/04/2012
[ ]
Comprovante válido de proficiência na
língua inglesa, em formato PDF (item 4.4.10
do edital)
Formulário on-line
20/04/2012
[ ]
, concluídos

terça-feira, 20 de março de 2012

Divulgando...

O Núcleo de Educação a Distância abre inscrições para o curso

O movimento e a dança na Educação Infantil

Este curso tem como objetivos:

- Analisar o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil quanto ao eixo Movimento. Discutir a prática da expressão, linguagem e cultura corporal na Educação Infantil.

- Proporcionar subsídios para discussões a respeito da importância da dança para essa faixa etária e da metodologia usada pelo profissional no processo ensino aprendizagem, fomentando o desenvolvimento de habilidades necessárias para a inserção da criança nos diferentes ambientes da sociedade.


Público-Alvo: Prioritariamente professores de Educação Infantil e Séries Iniciais da Rede Municipal de Santos e, havendo vagas, das demais redes.

Vagas: 75

Carga horária: 60 horas

Início do Curso: 27 de março de
2012

Inscrição: 21 e 22 de março no site www.egov.santos.sp.gov.br/eadpms > CURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Para inscrever-se no curso é necessário ter cadastro no Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc. Caso ainda não tenha se cadastrado, acesse www.egov.santos.sp.gov.br/eadpms e clique em "cadastre-se". Preencha sua ficha, aguarde e responda a mensagem de confirmação que será enviada por e-mail.

Atenciosamente
--
Profa. Sandra Maria Gonçalo de Carvalho
Centro de Tecnologia Educacional
Núcleo de Educação a Distância
(13) 3232-5876 - ramal 30
Seduc - Santos (http://www.portal.santos.sp.gov.br/seduc)

segunda-feira, 19 de março de 2012

SITES INTERESSANTES!

SITES INTERESSANTES  -  EDITORA ATICA
SPECIAL LINKS FOR TEACHERS AND STUDENTS FOR LAB CLASSES
1. Get informed and games
www.timeforkids.com (pesquisa de notícias recentes; no mesmo endereço também há vários jogos educativos)
2. Recipes (sites em que se podem pesquisar várias receitas culinárias)
www.childrensrecipes.com
www.food.epicurious.com
www.eat.com
3. Latest movies previews (sites que oferecem dados sobre filmes e desenhos acompanhados de um resumo)
www.imdb.com
4. Favorite bands or singers/lyrics (sites que oferecem informações sobre cantores ou músicas, bem como letras de várias canções)
www.brazilianmusic.com.br (sobre um cantor ou uma música brasileira)
www.ubl.com (sobre bandas novas que estão fazendo sucesso)
www.lyrics.com (letras de músicas)
www.letsingit.com (letras de música)
www.lyricsdownload.com (letras de músicas famosas)
www.vagalume.com.br (letras, traduções e áudio)
5. Storytelling (sites em que se podem ouvir e acompanhar histórias já conhecidas pelo aluno)
www.storyarts.org/classroom/index.html
www.mamalisa.com/classics/blogoz (primeiro capítulo de O mágico de Oz)
6. Well-known rhymes (sites em que os alunos podem escolher um verso e tentar recitá-lo para os colegas)
www.designwest.com/johanna/mothergoose/
7. Traditional/folklore songs around the world
www.mamalisa.com/world/index.html (pesquisa de canções folclóricas brasileiras para o aluno ler e tentar cantar em inglês para os colegas)
8. Children’s songs and clips (sites que oferecem informações sobre cantores e bandas)
www.google.com
www.music.download.com
www.azlyrics.com (clipes de músicas infantis)
9. Sports (sites que oferecem informações sobre vários esportes, como futebol, basquete, tênis, Fórmula 1, skate e snowboard)
www.uefa.com; www.fifa.com; www.football.com; http://soccernet.espn.go.com (times de futebol pelo mundo, com dados sobre a história do clube, notícias sobre os jogadores, campeonatos, tabelas de jogos)
www.premierleague.com; www.thefa.com (sites específicos do futebol inglês)
www.nba.com; www.basketball.com; www.usabasketball.com (basquetebol)
www.tennis.com (tênis)
www.formula1.com (site sobre a Fórmula 1)
www.skateboarding.com; www.wcsk8.com (skate)
www.surfline.com (surf)
www.snowboarding.com (snowboard)
10. Geography and tours
www.multimap.com (pesquisa sobre países, com dados como localização, população, bandeira, idioma, moeda, clima, cidades, rios e principais montanhas)
www.nationalgeographic.com (pesquisa de mapas e programa Google Earth que permite a localização de moradias e outros pontos)
www.virtualtourist.com (pesquisa sobre opções de viagem e informações a respeito de hotel, pontos turísticos, restaurantes; criação de um minidicionário com palavras e frases úteis)
11. Nature & environment (sites que oferecem informações sobre animais e o ambiente em que vivem, bem como sobre a natureza em geral)
www.childrensnatureinstitute.com; www.nationalgeographic.com;
www.bbc.co.uk/nature/reallywild (animais e o ambiente em que vivem, vulcões, terremotos, tsunamis, etc.)
www.animal.discovery.com (animais)
www.mynaturephotos.com (imagens com textos sobre natureza em geral)
www.lochness.co.uk (monstro do lago Ness)
www.recycling.com (reciclagem)
12. Weather (sites que oferecem informações sobre condições meteorológicas de algumas cidades)
www.weatherwizkids.com
www.wxdude.com
13. Science (sites que oferecem informações sobre o espaço)
www.kidsastronomy.com; www.exploratorium.edu (astronomia)
www.spacekids.com (o espaço e o sistema solar)
space.jpl.nasa.gov (simulador espacial da Nasa)
www.skyviewcafe.com (planetário on-line)
14. Culture & arts (sites que oferecem informações sobre artes em geral)
www.childrensmuseums.org (múmias, joias, armaduras, entre outros itens encontrados em museus)
www.youngatartmuseum.org (artes plásticas)
www.guinessworldrecords.com (recordes mundiais)
15. Films/TV/cartoons (sites que oferecem informações sobre filmes e desenhos)
www.movies.yahoo.com; www.hollywood.com (filmes)
www.disney.com; www.discoverykids.com; www.cartoonnetwork.com; www.nick.com (desenhos e programas infantis)
16. Encyclopedias (sites que permitem a busca por diversos assuntos)
www.wikipedia.com
17. Dictionary (site que permite a pesquisa de significado e pronúncia de palavras e expressões)
18. Suggestions for classroom activities
www.timeforkids.com (atividades de acordo com o tema escolhido entre as opções oferecidas)
www.garfield.com (cartões, jogos, tirinhas)
www.teaching.com (jogos de tópicos gramaticais, atividades, quizzes e artigos de estudos para professores)
www.syvum.com/english/kids/level1.html (jogos de pronúncia, vocabulário, singular e plural, passado de verbos, sinônimos, antônimos, entre outros tópicos da língua)
www.genkienglish.net (canções para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, descrição de jogos para sala de aula, artigos de estudos sobre uso de músicas, jogos e projetos)
www.learnenglish.org.uk/kids/ (atividades interativas divididas por faixa etária e nível de dificuldade, músicas ligadas aos conteúdos acompanhadas por atividades em PDF, seção para os pais, audição com imagens de histórias interativas, com atividades)
www.sk.com.br (teorias de aprendizagem de segunda língua, o ensino de inglês no Brasil, história, rumos, artigos sobre linguística, gramática, provérbios, comparação entre o inglês americano e o inglês britânico, entre outros tópicos)
www.inglesonline.com.br (exercícios para laboratório de informática de diversos tópicos gramaticais, como artigos, gírias, phrasal verbs, entre outros)
http://cellepteam.cellep.com/ (atividades on-line separadas por níveis e específicas para laboratório de informática, receitas práticas, quizzes, entre outras)
www.akidsheart.com (jogos de colorir, jogos de vestir, atividades separadas por faixas etárias e específicas para laboratório de informática)
19. Celebrations (sites que oferecem cartões para envio on-line, além de informações sobre o significado das principais datas comemorativas)
www.greetings.com (pesquisa de datas comemorativas e seu significado, símbolos, história e curiosidades)
www.hallmark.com (cartões para envio on-line)
20. Total physical response activities (TPR; sites que oferecem sugestões de atividades de músicas com expressão corporal)

www.tpr-world.com
21. Teacher’s development (sites que oferecem material específico para o professor)
www.britishcouncil.org.br/elt (materiais para estudo e capacitação destinados especialmente a professores brasileiros, além de fóruns, atividades, links e programação de cursos)
www.teachingenglish.org.uk (artigos, atividades, planos de aula e outros)
www.braztesol.org.br (Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa)
www.eslcafe.com (site do professor Dave Sperling, com muitas sugestões de atividades para estudos e passatempo)
www.onlinenewspapers.com (acesso a jornais de muitos países)