sábado, 9 de abril de 2011



Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina,
Sê um arbusto no vale mas sê
O melhor arbusto à margem do regato.
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva
E dá alegria a algum caminho.

Se não puderes ser uma estrada,
Sê apenas uma senda,
Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela.
Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...
Mas sê o melhor no que quer que sejas.

Pablo Neruda

Seminário Oxford para Professores de Inglês do Ensino Fundamental e Médio

Dear all,
let´s go there?
Nice day!
Pat
http://mkt.oxfordonlineshop.com/ver_mensagem.php?id=H|616|51119|124111022668005800

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Invisibilidade Social: Reflexões sobre a Percepção do outro

Olá amigos

O NuED - Núcleo de Educação à Distância da Secretaria Municipal de Educação de Santos abre inscrições para o curso:

Invisibilidade Social: Reflexões sobre a Percepção do outro
"Não é ninguém, é o padeiro!". Esta é a frase principal da crônica "O Padeiro", escrita por Rubem Braga, em 1956, e que ilustrará a primeira agenda do curso e que aborda questões essenciais e profundas que nos faz pensar sobre a invisibilidade de alguns e a cegueira social de outros.

Criada pelas diferenças sociais, a invisibilidade pública transforma as pessoas em "coisas". Nesse processo, a percepção humana fica condicionada à enxergar apenas e somente as funções e não as pessoas.

Invisibilidade ou Cegueira públicas à parte, somos impulsionados a pensar em que aspecto um ser humano pode se julgar melhor do que outro?

Objetivo do curso: proporcionar situações onde o cursista possa refletir sobre o valor das pessoas à sua volta, passando a dar a importância que cada um merece como ser humano.

Carga Horária: 60h

Modalidade: Totalmente a distância

Público Alvo: Professores de todas as áreas do conhecimento; educadores das equipes técnicas, estudantes de nível superior e demais interessados no tema.

Metodologia: A participação no curso será avaliada constantemente por meio da realização das atividades e efetiva participação nos fóruns.

Cronograma:
Inscrições: 8 a 11 de abril
Ambientação: 12 a 18 de abril
UT 1 - Contextualização: 19 de abril a 5 de maio
UT 2 - Invisibilidade Pública: 6 a 19 de maio
UT 3 - A invisibilidade e as relações de trabalho: 20 a 26 de maio
UT 4 - O processo de percepção de si e do outro: 27 de maio a 2 de junho
Atividade de Conclusão de Curso:  3 a 12 de junho

Término do curso: 19 de junho

Professora responsável pelo curso: Sandra Maria Gonçalo de Carvalho
Para se inscrever no curso: Se ainda não é cadastrado no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, deverá fazê-lo para que possa se inscrever. Esse cadastro é feito apenas uma vez, portanto, se já é cadastrado, não precisa efetuar um novo.
> cadastre-se (pafa efetuar seu cadastro, e não esqueça de responder a mensagem de confirmação de cadastro que te será enviada por email, Se não responder, seus dados não serão autorizados)
> cursos com inscrições abertas - para os já cadastrados

"Se puderes olhar vê... se podes ver, repara"
(José Saramago)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bolsas de mestrado e doutorado

Segunda - feira, 4 de abril de 2011 09h00
Professores já podem se inscrever para pleitear bolsas de
mestrado e doutorado
Valor das bolsas vai de R$ 1.300 a R$ 1.600, um aumento de
até 102,5% em relação ao ano passado
O cadastramento deve ser feito no site do projeto até 5 de maio
Iniciativa tem por objetivo estimular melhora da qualificação de
professores, supervisores e diretores da rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação abriu inscrições para professores, supervisores e diretores da rede estadual interessados em pleitear bolsas de estudo para cursos de pós-graduação stricto sensu. Neste ano, são oferecidas bolsas de R$ 1.300 para mestrado e de R$ 1.600 para doutorado. O valor foi ampliado em 64,5% para mestrado e em 102,5% para doutorado. Até o ano passado, o benefício mensal para ambos os níveis de pós-graduação era de R$ 790. O cadastramento deve ser feito no site do Projeto Bolsa Mestrado/Doutorado ( http://bolsamestrado.edunet.sp.gov.br/), até o dia 5 de maio. A iniciativa tem por objetivo estimular a melhora da qualificação dos servidores da rede. 
“Estamos investindo na formação dos nossos professores, oferecendo uma ajuda financeira àqueles que desejam se aperfeiçoar. Com o incentivo, esperamos ampliar o número de docentes com mestrado e doutorado lecionando nas escolas estaduais”, disse o Secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.
Para participar, os educadores devem ter no mínimo três anos de atuação no cargo, ser efetivos e atender aos demais requisitos do projeto (confira lista abaixo). Aqueles que já estiverem cursando a pós-graduação também podem se inscrever. Nesse caso, receberão bolsa proporcional ao tempo de curso (sem efeito retroativo), com base no prazo de conclusão estipulado pela Secretaria, que é de até 30 meses para o mestrado e até 54 meses para o doutorado. Um docente que cursa o mestrado há 10 meses, por exemplo, terá direito ao benefício pelo período máximo de 20 meses.
Outra novidade este ano é a avaliação dos projetos por comissões de pareceristas nas 91 diretorias de ensino do Estado. Antes, a análise era feita por uma única comissão, centralizada na Secretaria. Com a mudança, o processo de concessão das bolsas será agilizado.          
Desde 2004, quando teve início o Bolsa Mestrado/Doutorado, 3.477 trabalhos foram inscritos e aprovados, dos quais 2.246 concluídos, dentre eles o do professor Mário Conceição Oliveira, titular da disciplina de física na Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano, localizada na Vila Mariana, na Capital. Mário é efetivo na rede desde 2004, ano em que começou seu mestrado sobre interação em museus de ciências, na Faculdade de Educação/ Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). “A bolsa ajudou demais. Sem o programa, seria muito complicado concluir o mestrado”, salienta o professor, que terminou sua tese em 2007.
Segundo ele, a experiência foi muito importante para sua carreira. “Hoje minha aula tem mais qualidade. Mudei a forma de interagir com os alunos, de lidar com as dúvidas e questionamentos. Também procuro passar a eles um pouco da rotina de pesquisa e estudo que vivenciei no mestrado”, acrescentou o professor. 
Para pleitear a bolsa, os professores devem atender aos seguintes requisitos:
•  ser titular de cargo efetivo;
•  ter sido considerado estável nos termos da Constituição Federal;
•  ser portador de licenciatura plena;
•  estar em efetivo exercício em unidade da rede pública estadual;
•  ter sido admitido como aluno regular em curso de pós-graduação, em nível de mestrado ou doutorado, reconhecido/recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, na disciplina do cargo ou em educação;
•  enquanto receber o benefício da SEE, não usufruir de nenhum tipo de bolsa para curso de pós-graduação de mestrado ou doutorado, concedida por órgão público;
•  não ter sofrido penalidade em procedimento administrativo disciplinar nos últimos cinco anos;
•  não se encontrar em regime de acumulação remunerada de cargos ou de cargo/função/emprego públicos;
•  estar distante da aposentadoria a pelo menos cinco anos, quando se tratar de curso de mestrado, e nove anos, quando se tratar de curso de doutorado;
•  autorizar no respectivo termo de compromisso que a SEE torne pública a íntegra ou partes do trabalho acadêmico produzido, renunciando consequentemente a qualquer reivindicação de direito autoral.
Sobre o projeto
O projeto Bolsa Mestrado/Doutorado integra o Programa de Formação Continuada de educadores da Secretaria da Educação com a finalidade de propiciar aos profissionais da educação a continuidade de estudos em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Para obter o benefício, o professor tem que firmar compromisso de que permanecerá no magistério público estadual, após a conclusão do curso, pelo prazo mínimo proporcional ao tempo em que o benefício foi recebido. As bolsas são concedidas para que os docentes possam fazer o mestrado ou doutorado em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, na área inerente à disciplina do cargo exercido ou na área da educação.