sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cursos online livres e gratuitos.

Cidadania e direito à comunicação em rede, civic hacking e Paulo Freire: cursos online livres e gratuitos.
18/02/2010 - A Peer 2 Peer University (P2PU) é uma comunidade online para grupos de estudo abertos e promove cursos de curta duração e de nível universitário. Oferece cursos livres e gratuitos por meio da internet. Alguns em português, como os três abaixo, que serão realizados em março:

Cidadania e o Direito à Comunicação em Rede, organizado por Sergio Amadeu. Temas do curso: o impacto das tecnologias de comunicação e informação no comportamento político. A guerra de padrões e a supremacia dos protocolos. As novas abordagens dos direitos individuais e coletivos: anonimato, privacidade, segurança e propriedade intelectual. A rede mundial de computadores como uma nova esfera pública. A emergência da cultura digital, meta-reciclagem, práticas colaborativas e de compartilhamento. A cibercultura nas redes virais. O uso da rede entre comunidades excluídas. Os novos movimentos sociais e de resistência no cenário virtual. Políticas Públicas de Inclusão Digital. A estruturação e a governança da Rede. Regulamentação do Ciberespaço. Geopolítica e Redes: perspectivas para o século XXI.

Civic Hacking, organizado por Daniela Silva, é um curso sobre novas formas de ação na esfera pública interconectada. Os objetivos deste curso são introduzir, discutir e repensar o conceito de civic hacking, tornando possível que as pessoas entendam fenômenos políticos orientados por uma lógica hacker e também articulem suas ideias, interesses ou posicões políticas em novos "hacks cívicos". Vai introduzir o conceito de "esfera pública interconectada" e suas relacões com o mundo contemporâneo, servindo como um contexto para casos a serem discutidos durante o curso e criar conteúdo aberto em português sobre civic hacking, política contemporânea, web e tecnologias, por meio de um processo colaborativo.
Introdução ao Pensamento de Paulo Freire, organizado por Bianca Santana. Serão debatidos os principais conceitos e práticas de Paulo Freire. O contexto da produção freireana terá grande relevância nos encontros. Os pares serão convidados a aplicar o que apreenderem das dicussões à sua realidade. E sistematizarão de maneira colaborativa o material produzido durante o curso, para ser publicado como recurso educacional aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário