terça-feira, 30 de março de 2010

International Leaders in Education Program (ILEP)

Abertura para inscrição no processo seletivo do Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program (ILEP)). Para inscrever-se, o professor deve atender a todos os pré-requisitos.

As inscrições devem ser entregues impreterivelmente até o dia 19/04/2010 na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Praça da República, 53 sala 65B, Centro, São Paulo/SP, CEP 01045-903 aos cuidados de Ana Beatriz Pereira.

Os formulários que devem ser preenchidos, encontram-se no site www.consed.org.br e em anexo.

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail: ana.pereira@edunet.sp.gov.br.

PRÉ-REQUISITOS:

 Ser professor de inglês do ensino médio na rede pública (estadual, municipal ou federal) em um dos seguintes estados:

* Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e São Paulo.

 Estar atualmente trabalhando em sala de aula;

 Possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura na matéria que leciona;

 Ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula;

 Ter, no mínimo, mais 5 anos de trabalho em sala de aula (candidatos próximos da aposentadoria não serão considerados);

 Ter fluência oral e escrita em inglês*;

 Ser professor das disciplinas de inglês, estudos sociais, educação cívica, matemática ou ciências;

 Ser cidadão brasileiro.

* É imprescindível que os candidatos possuam fluência oral e escrita em inglês. Os candidatos pré-selecionados pela Embaixada/CONSED/SETEC serão convocados para um teste de proficiência em inglês (elaborado pelo Departamento de Estado). O local exato do teste será informado pela Embaixada. Caso haja algum custo de transporte/hospedagem, o candidato ou a Secretaria de Educação deverá bancar essas despesas.

PROCESSO SELETIVO:

Os candidatos interessados em participar no processo seletivo ao programa deverão enviar sua documentação completa para a Secretaria de Educação do seu estado (no caso de professores da rede estadual de ensino) ou para a diretoria do seu Instituto Federal (no caso de professores dos Institutos Federais de Educação Tecnológica) ou a direção do seu Colégio Militar.

Atenção! Toda a documentação, abaixo discriminada, deverá ser entregue, impreterivelmente, ao Coordenador do Programa em seu Estado, que encaminhará ao Consed. Não serão aceitas inscrições feitas por outro intermédio.

IMPORTANTE: Não serão aceitas as inscrições de candidatos que enviarem o seu material diretamente para a Embaixada Americana e/ou o IREX, organização responsável pela implementação do programa nos Estados Unidos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAR SUA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA:

 Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola;
 Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);
 Carta de recomendação da Secretaria de Educação, IF ou Colégio Militar;
 Fotografia colorida recente.

CRONOGRAMA DO PROGRAMA:

- 20 de abril: Prazo nos estados para o recebimento do material completo dos candidatos.

- 30 de abril: Prazo para o recebimento no CONSED/ MEC em Brasília do material completo dos candidatos indicados pelas Secretarias Estaduais de Educação, IFs ou Colégios Militares.

CONSED/ MEC revisam o material dos candidatos, fazem uma triagem dos candidatos que possuem todos os pré-requisitos e enviaram todos os documentos necessários.

- 13-14 de maio: Reunião Embaixada/CONSED/ MEC para avaliação da documentação enviada e definição dos candidatos que farão o exame de proficiência em língua inglesa.

- 14 de maio: Embaixada/CONSED/ MEC anunciam a lista dos candidatos selecionados para o exame de proficiência em língua inglesa.

- 24 de maio: Candidatos fazem o exame inicial de proficiência em língua inglesa em um dos 21 Centros de Orientação Educacional filiados à Embaixada (a Embaixada determinará onde e quando os candidatos farão o exame).

- 01 de junho: Embaixada anuncia a lista dos candidatos que passaram no exame inicial de proficiência em língua inglesa e que, consequentemente, seguirão no processo seletivo à programa “Líderes Internacionais em Educação”.

- 09-11 de junho: Entrevistas orais com os candidatos (banca formada por representantes da Embaixada, do CONSED e do MEC).

- 15 de junho: Anúncio dos semi-finalistas que participarão na competição internacional ao programa “Líderes Internacionais em Educação”.

Envio do material completo dos candidatos brasileiros para a competição internacional.

- início da agosto: Comitê de seleção reune-se em Washington para a seleção internacional.

- meados de agosto: Anúncio oficial dos selecionados para o programa “Líderes Internacionais em Educação".

- finais da agosto: Prazo para que os selecionados confirmem sua participação no programa e enviem documentação complementar (formulários enviados pelo IREX e declaração oficial do estado autorizando a licença remunerada para participação no programa nos Estados Unidos).

- Novembro: Entrevista de visto e orientação pré-partida em Brasília.

- Dezembro: Participantes recebem passagens aéreas e instruções complementares sobre o programa nos Estados Unidos.

- início de janeiro: Embarque para os Estados Unidos.

- Finais de maio: Retorno para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário