sexta-feira, 8 de abril de 2011

Invisibilidade Social: Reflexões sobre a Percepção do outro

Olá amigos

O NuED - Núcleo de Educação à Distância da Secretaria Municipal de Educação de Santos abre inscrições para o curso:

Invisibilidade Social: Reflexões sobre a Percepção do outro
"Não é ninguém, é o padeiro!". Esta é a frase principal da crônica "O Padeiro", escrita por Rubem Braga, em 1956, e que ilustrará a primeira agenda do curso e que aborda questões essenciais e profundas que nos faz pensar sobre a invisibilidade de alguns e a cegueira social de outros.

Criada pelas diferenças sociais, a invisibilidade pública transforma as pessoas em "coisas". Nesse processo, a percepção humana fica condicionada à enxergar apenas e somente as funções e não as pessoas.

Invisibilidade ou Cegueira públicas à parte, somos impulsionados a pensar em que aspecto um ser humano pode se julgar melhor do que outro?

Objetivo do curso: proporcionar situações onde o cursista possa refletir sobre o valor das pessoas à sua volta, passando a dar a importância que cada um merece como ser humano.

Carga Horária: 60h

Modalidade: Totalmente a distância

Público Alvo: Professores de todas as áreas do conhecimento; educadores das equipes técnicas, estudantes de nível superior e demais interessados no tema.

Metodologia: A participação no curso será avaliada constantemente por meio da realização das atividades e efetiva participação nos fóruns.

Cronograma:
Inscrições: 8 a 11 de abril
Ambientação: 12 a 18 de abril
UT 1 - Contextualização: 19 de abril a 5 de maio
UT 2 - Invisibilidade Pública: 6 a 19 de maio
UT 3 - A invisibilidade e as relações de trabalho: 20 a 26 de maio
UT 4 - O processo de percepção de si e do outro: 27 de maio a 2 de junho
Atividade de Conclusão de Curso:  3 a 12 de junho

Término do curso: 19 de junho

Professora responsável pelo curso: Sandra Maria Gonçalo de Carvalho
Para se inscrever no curso: Se ainda não é cadastrado no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, deverá fazê-lo para que possa se inscrever. Esse cadastro é feito apenas uma vez, portanto, se já é cadastrado, não precisa efetuar um novo.
> cadastre-se (pafa efetuar seu cadastro, e não esqueça de responder a mensagem de confirmação de cadastro que te será enviada por email, Se não responder, seus dados não serão autorizados)
> cursos com inscrições abertas - para os já cadastrados

"Se puderes olhar vê... se podes ver, repara"
(José Saramago)

Nenhum comentário:

Postar um comentário