terça-feira, 30 de agosto de 2011

3ª temporada do “Inglês com Música” estreia com a participação de alunos da rede

Estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais de São Paulo participaram das gravações nesta segunda-feira, 29/08
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), e a Fundação Padre Anchieta firmaram uma parceria para a execução do programa “Inglês com Música”, transmitido pela TV Cultura e pela Univesp TV. A iniciativa marca a estreia da terceira temporada da atração, em que serão gravadas, pela primeira vez, edições com a participação de alunos do Ensino Médio das escolas da rede estadual de ensino.
O “Inglês com Música” ensina o idioma a partir de letras de canções conhecidas na língua inglesa. A cada programa, uma música é analisada e estudada pelos participantes. Os estudantes competem em jogos que trabalham a pronúncia e a letra da canção apresentada.
Nesta segunda-feira (29/08), alunos das escolas estaduais Alexandre de Gusmão, localizada na região do Ipiranga, na capital, e Amadeu Olivério, do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, participaram da gravação do programa, às 14h, no Teatro Franco Zampari, situado no Bom Retiro.
A atração será exibida no dia 8 de outubro, às 14h, quando estreia essa temporada, com transmissão pela TV Cultura e pela Univesp TV, canais mantidos pela Fundação Padre Anchieta que coproduzem a atração. As duas unidades escolares trabalharam com a música “I’m Yours”, hit do cantor Jason Mraz. As escolas receberam o conteúdo do roteiro e prepararam os alunos para as atividades a serem desenvolvidas.
“A música, dessa forma, torna-se um agradável instrumento de aprendizado e capacitação para o futuro profissional, que terá de fazer uso desse idioma. Quero parabenizar a Secretaria de Estado da Educação e a TV Cultura por essa iniciativa, que vem oferecer aos alunos da rede de ensino público do Estado mais essa ferramenta de expressão em língua estrangeira e acesso a outras culturas”, declarou o governador Geraldo Alckmin.
Cerca de 1,5 mil alunos da rede vão participar de pelo menos nove programas dessa terceira temporada. Em cada edição competem duas escolas com 100 alunos cada. Os estudantes manifestam interesse em fazer parte da atração e depois, se o número de alunos for maior do que o de vagas, a seleção é feita pela equipe pedagógica das unidades.
Além de escolas da capital e da região metropolitana, serão realizadas quatro gravações com oito escolas do interior, a serem definidas. Nas temporadas anteriores, participaram do programa alunos do Centro Paula Souza. Agora, os estudantes da rede estadual passam a compor a atração.
Programa
A atração, que incentiva o aprendizado do inglês de forma descontraída, é uma reedição do programa de mesmo nome exibido pela TV Cultura entre 1969 e 1981. A Univesp TV, em 2010, tomou a iniciativa de voltar a produzir o programa, em novos moldes, com apresentação da cantora Amanda Costa e a participação da professora de inglês Marisa Leite de Barros, que criou, em 1969, o “Inglês com Música”.
Para assistir ao programa pela Univesp TV, é necessário sintonizar o conversor digital no canal 2.2. A atração tem uma versão diária, de 15 minutos, de segunda a sexta feira, às 21h. As reprises das edições diárias são às 8h30, 14h e 18h. Ele também é reprisado às 8h e às 15h aos domingos.
Aos sábados, o programa, com uma hora de duração, é transmitido simultaneamente às 14h, pela Univesp TV e pela TV Cultura. Também é possível assistir aos programas pela internet no blog da atração. No momento, ambas as emissoras exibem a segunda temporada do programa. A gravação de “Inglês com Música” leva até três horas. O clima é de brincadeira e cordialidade.
Dividido em quatro blocos, o programa inicia-se com a interpretação da música do dia pela apresentadora e pela banda do programa. A letra da canção é a base das atividades educativas de cada edição.
Duas equipes formadas com a plateia competem entre si em uma série de provas. Em uma delas, a professora Marisa trabalha a tradução da letra e a pronúncia das palavras.
As escolas estaduais Fadlo Haidar e Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho, ambas da capital, são as próximas que participarão do programa, no dia 12 de setembro.
Evesp
A Evesp, criada pelo decreto nº 57.011, de 23 de maio de 2011, oferece programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações que requeiram atendimento a necessidades de grupos específicos da população. Ela trabalha por meio de metodologias baseadas no uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação. O objetivo da escola virtual é apoiar o fornecimento de cursos a distância e programas especiais de capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário